Como Isolar o Som de Um Quarto: Tipos de Vidro Para Isolamento Acústico

Ambientes aconchegantes precisam ser silenciosos. As esquadrias de PVC com vidros acústicos são uma excelente opção, para quem quer saber como isolar o som de um quarto ou outros ambientes
Ambiente aconchegante, livre de ruídos

Morar em grandes áreas urbanas é estar sujeito a viver no barulho, e essa realidade nos persegue, não importa aonde a gente vá. Convivemos com o ruído, muitas vezes até mesmo dentro de casa! Seja o barulho do trânsito, da obra do vizinho ou daquele menino que está aprendendo bateria no prédio ao lado, a sensação é de que não há escapatória, e nos perguntamos como isolar o som de um quarto, para que possamos viver em paz. Nossa casa, que deveria ser um ambiente de sossego, um espaço onde fosse possível fugir do stress e da loucura do dia a dia, frequentemente, está longe de ser um spa. Mas calma! Tudo nessa vida tem jeito, e a gente tem algumas boas dicas para você alcançar o seu tão sonhado silêncio.

Vidro Acústico

Você já ouviu falar em vidros acústicos? Pois é, ele pode ser uma das soluções para o seu problema e são muito seguros! Mas como isolar o som de um quarto adequadamente, para viver em silêncio? Primeiro, é muito importante saber que existem várias opções de vidros no mercado e é preciso estar atento sobre quais são as diferenças de cada um dos produtos oferecidos. Tem o vidro Laminado Acústico, o Insulado (ou Duplo) e o Multilaminado. Todos possuem particularidades, com diferentes tipos de espessura e variações no desempenho. Na hora de escolher um material desse tipo, temos que saber a condição do ruído que estamos querendo atenuar e a frequência (em Hertz) dele, o que determina se o som é mais grave ou mais agudo, para que possamos definir a solução mais eficiente.

Alguns tipos de vidros acústicos que podem ser usados com esquadrias de PVC, para isolar o som de um quarto em grandes cidades.
Tipos de vidros acústicos

Vidro Laminado Acústico

O Vidro Laminado Acústico contém uma camada de PVB especial, que é uma película plástica e elástica aplicada entre duas chapas de vidro, e deve ser usado com esquadrias. Esta combinação do PVB com o vidro permite uma redução de mais de 30 decibéis dos ruídos externos. A película acústica de Polivinil Butiral garante uma atenuação de até 7 decibéis a mais, na faixa de frequência específica que é mais crítica para o ouvido humano. Além disso, há a possibilidade de se combinar mais camadas destes vidros laminados com PVB, formando uma espécie de “sanduíche”, o que aumenta a espessura do vidro e, consequentemente, a eficiência do bloqueio sonoro, conforme o exemplo anterior.

O vidro laminado com película acústica em PVB reduz significativamente o som de um quarto, quando combinado com as esquadrias de PVC
Vidro laminado

Vidro Insulado ou Duplo

Composto por dois vidros que estão intercalados por uma câmara de ar hermeticamente vedada, o Vidro Insulado pode ser composto de vidros comuns, laminados e/ou temperados. Ele é indicado para ambientes com ruídos na faixa de 65 até 85 decibéis, de frequências médias e altas. A câmara (vão entre os vidros) ainda permite a instalação de persianas internas, o que pode considerado uma vantagem para alguns projetos.

Vidro Insulado de Laminados

Já o Vidro Insulado de Laminados é a junção dos Vidros Laminados (com película de PVB) com os Vidros Insulados (com câmara de ar). Este tipo de vidro é recomendado para espaços onde o ruído é extremo e o isolamento precisa ser o mais eficiente possível, como em locais próximos a casas de show, estúdios e aeroportos.

Os vidros insulados oferecem excelente capacidade de redução de ruídos externos, especialmente para frequências médias e altas
Tipos de vidros insulados

Vidro Multilaminado

O Vidro Multilaminado é composto de três ou mais lâminas de vidro. Ele diminui a intensidade do barulho, graças a sua massa: quanto mais grossa é a espessura do material, menor é a capacidade do vidro de vibrar e conduzir o som para o ambiente interno. Nesse caso, assim como na maioria dos exemplos a seguir, é necessário que sejam utilizados perfis de esquadrias com dimensões maiores, para que elas tenham a capacidade de suportar a espessura dos vidros especiais. Além disso, o caixilho deve ter a menor fresta possível, já que a vedação influencia significativamente na passagem do som.

Vidros multilaminados oferecem boa capacidade de reduzir ruídos externos, devido à sua massa.
Vidro Multilaminado

Esquadrias

Para que seja possível um isolamento satisfatório do som, é necessário que a esquadria tenha um alto desempenho na vedação da estrutura e não conduza som. A esquadria de PVC é a solução mais eficiente nos referidos quesitos, e atende plenamente as demandas de estanqueidade (vedação), proporcionando o maior isolamento térmico e acústico. Isso significa que ele não conduz calor nem propaga som, o que viabiliza o alto desempenho termoacústico de vidros especiais. Outros materiais, como o alumínio, suportam vidros acústicos, porém apresentam desempenho significativamente inferior ao PVC. As esquadrias de madeira e o vidro temperado (popularmente conhecido como Blindex) não podem ser utilizados para o isolamento termoacústico de ambientes, porque não apresentam boa capacidade de vedação (no caso do Blindex, não há qualquer vedação).

O tipo de abertura das portas e janelas também influencia o desempenho acústico: os quadros fixos e as janelas basculantes são mais eficientes do que as esquadrias de correr, por exemplo. Para a escolha do sistema apropriado para cada tipo de projeto, deve-se considerar a localização da edificação, por conta de eventuais intempéries a que a ele estará sujeito, e a maneira como será utilizado. Esquadrias de PVC são altamente resistentes a sol, chuva e maresia, e precisam de pouquíssima manutenção, o que as torna uma excelente opção para casas de praia. O mais importante é que as necessidades específicas de cada projeto sejam consideradas, a fim que se possa maximizar as propriedades termoacústicas de portas e janelas. Se você quer saber como isolar o som de um quarto, entre em contato, que nós estamos prontos para ajudar!

Esquadrias de PVC com vidro simples reduzem significativamente o ruído externo, devido à alta capacidade de vedação do material, e são uma das formas como isolar o som de um quarto.
Esquadrias de PVC oferecem a melhor vedação do mercado

Outros aspectos

É importante ressaltar que há outras circunstâncias que podem interferir na acusticidade de um ambiente. Vãos na parede, telhados sem forro e outros elementos arquitetônicos podem comprometer significativamente o isolamento termoacústico de um cômodo, portanto é essencial que estes fatores sejam considerados e tratados, antes do investimento em esquadrias acústicas.

Portas e janelas acústicas fazem uma diferença enorme, para quem busca tranquilidade e conforto, e são um investimento cada vez mais necessário nas grandes cidades. Muitas vezes, o que a gente mais quer é se desligar mesmo do mundo, e o melhor lugar para fugir do agito das cidades pode ser dentro de casa!

Se quiser saber mais sobre como isolar o som de um quarto com as esquadrias de PVC, entre em contato, que estaremos prontos para ajudar! Trabalhamos somente com materiais Claris Tigre, a marca mais conhecida do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *